terça-feira, 3 de setembro de 2013

Capacitação e Aperfeiçoamento para Profissionais de Orlando, FL

Pois é... estava aqui fuçando no meu antigo blog, e encontrei o texto abaixo, escrito em 2010.

"Pensando no que escrever, me veio à cabeça o trabalho mais divertido que um profissional do turismo poderia ter: conduzir grupos em Orlando! Então vamos lá, vamos falar desses caras... esses sim, sabem curtir a vida! Imagine só, viajar para a Disney e ainda receber por isso?! Deve ser mesmo muito legal, né?

Muita gente pensa assim, e pensa que conduzir passageiros em Orlando é isso aí, SÓ isso aí. Pelo contrário minha gente, isso dá é um trabalho danado!!! E muitas vezes, esse trabalho danado não é assim tão bem remunerado, podendo até nem ser remunerado. É um trabalho que exige muita paixão, muito carinho, muita paciência e muita resistência física. Sem falar nos outros requisitos, como ter o inglês na ponta da língua, ser pontual, paciente, bem humorado, alegre, gostar de crianças, adolescentes, adultos, idosos, funcionários de cias. aéreas, agentes de imigração, seguranças, recepcionistas, maleteiros, motoristas, cozinheiros, vendedores, fotógrafos e mais um montão de gente... tem que gostar de todo mundo! Ter um sorriso permanente, não fazer questão de cabelo lisinho e escovado, ser capaz de se aprontar em 2 minutos, ser resistente ao frio, chuvas, trovoadas e sol de 40 graus, estar disposto a dormir pouco, comer rápido e falar muito. Abrir mão do twitter, do orkut, do msn, e-mail e facebook, e muitas vezes abrir mão do contato com pais, filhos, namorados e amigos, ao menos enquanto durar a viagem. Sem falar nas compras! Deles? imagina... dos passageiros deles!!! Muitas vezes é preciso carregar sacolas, guardar sacolas, esperar por mais sacolas e depois distribuir todas essas sacolas de novo aos verdadeiros donos. Enfim, um trabalho exaustivo, extremamente exigente e que certamente nem Capitão Nascimento, nem Chuck Norris aguentariam... eles pediriam para sair, com certeza.

Apesar de tudo isso aí em cima, e de muitas outras coisas que acontecem e que não caberiam neste espaço, levar passageiros pelos parques de Orlando é algo que mexe com a gente, mesmo. É gratificante a ponto de querermos voltar todas as temporadas, pois o que aprendemos a cada grupo que acompanhamos é algo que não tem preço - nossos passageiros, sejam de onde forem e com a bagagem que tiverem, não imaginam as lições que nos ensinam... mesmo que sejam lições do tipo "o que não fazer". Por um período curto de tempo, porque nessas viagens o tempo passa muito depressa, somos a referência para uma quantidade de pessoas que buscam mais do que orientação; elas precisam de atenção, de carinho, de doação. Profissionais de plantão que me corrijam se eu estiver errada: nada nos satisfaz tanto quanto os olhinhos brilhantes de sonho realizado em nossos passageiros, certo? Ah sim, os cupons de desconto e o Haagen-Dazs no Mall at Millenia também são bacanas.

Então é isso, conduzir grupos em Orlando dá um trabalhão, mas o divertimento nos bastidores e fora deles valem a pena. O que falta é a profissionalização de toda essa gente, que está sujeita aos acontecimentos mais bizarros e, que sem a correta orientação, pode colocar em risco o trabalho de todos aqueles que amam e desempenham maravilhosamente este papel..."

De 2010 pra cá, muitas mudanças aconteceram - o acesso à internet praticamente revolucionou o dia-a-dia das viagens. Se antes não havia wi-fi na maioria dos lugares e o uso de celulares era desencorajado, hoje a situação se inverteu e cada vez mais os passageiros fazem uso dessas ferramentas, seja para o simples contato com quem ficou em casa, seja para a atualização instantânea de fotos nas redes sociais. Fato é que o comportamento dos grupos mudou, e com isso, a necessidade de adequação dos profissionais é ainda maior. Muitos se perguntam: essa turminha do celular e facebook ainda acredita em magia?

Ao contrário do que se pensa, falar de sonhos com essa geração não é tempo perdido... precisamos é descobrir o caminho das pedras, reciclando conhecimentos e usando toda essa nova tecnologia a nosso favor.

Em resposta a essa necessidade de adaptação dos profissionais, a Change Treinamento está promovendo a CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA PROFISSIONAIS DE ORLANDO, a ser realizado nas cidades de São Paulo e Londrina à partir de outubro/2013. Vai ser muito legal!!! E sim, estou super empolgada! Tudo está sendo preparado com muito carinho e dedicação, um projeto no qual mergulhei de cabeça - e muito coração. = )

Quer mais informações? Entre em contato com a Change!

Um comentário:

  1. Sou apaixonado pela "profissão" de guia de turismo, coloquei entre aspas por achar de se tratar de um hobby ( com muitas obrigações ... é claro). Venho trabalhando como guia desde 1984 e conheci muitos bons profissionais e boas empresas. Conheci a Lu este ano na Disney, ela fazia parte de uma operação muito bem feita de uma grande agencia. Posso assegurar a capacidade dela, conhece MUIIIIIITTTOO... quem for fazer o curso tenha certeza que estará aprendendo com uma grande profissional.

    Jaeder Soares
    Belo Horizonte - MG

    ResponderExcluir